O QUE ESTAMOS PEDINDO A DEUS?

Quando adolecente entrei em meu quarto e fiz muitas petições ao Senhor. Havia dúvidas quanto ao futuro, a Obra de Deus, casamento e outras coisas. Lembro que apresentei cinco coisas ao Senhor e pedi confirmação de tudo aquilo. Uma delas era sobre o meu relacionamento com Mina, pois tudo era muito incerto. Pedi de manhã em oração ao Senhor Jesus uma palavra sobre o assuno e quando foi a tarde Deus me deu resposta. Uma missionária veio a nossa casa e nós tiramos tempo para orar. Durante a oração Deus usou aquela mulher para falar especificamente as cinco coisas que eu havia apresentado ao Senhor. Eu não havia falado nada com ninguém e tive a oportunidade de mais uma vez obter a resposta de Deus  às minhas orações.

Quando eu saí do quartel com a finalidade de trabalhar na Obra fiquei completamente sem recurso. Estava tudo certo pra eu ficar como soldado engajado, mas tomei a decisão de sair para trabalhar para o Senhor Jesus e isso teve suas conseqüências, e uma delas foi eu ficar sem dinheiro. Mas estava determinado a trabalhar para o Senhor e realmente viver pela fé. Tive necessidade de roupas e andando pelo centro da cidade vi algumas calças, sapatos e olhei o preço fazendo rapidamente meus cálculos. Entreguei-me a oração e pedi ao Senhor o valor exato para comprar as roupas e dias depois um pastor enviou diretamente para mim o exato valor que eu pedi ao Senhor. Vi a mão do Senhor, pois não havia comentado com ninguém; aquela experiência inundou meu coração de forças sabendo que Deus é um Deus que atende nossas orações, responde nossas petições.

Acredito que essas experiências e outras mais foram moldando minha vida para lançar-me aos cuidados do Mestre. Viver pela fé não é apenas viver sem um salário, pois tem muita gente vivendo sem salário e não vive pela fé. Mas viver pela fé é viver uma vida na confiança do Senhor. Você deve aprender a viver na dependência desse Deus de amor sabendo que tudo ELE pode e atende nossas orações. Em Mateus 21:22 diz: “E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” A bíblia não está dizendo outra coisa, mas diz o que realmente está escrito assim como você está vendo. Eu creio nisso! Agora dizer que Deus responde e dizer que ELE pode fazer tudo não é o ponto final do assunto. Devemos compreender que Deus não é uma máquina, como aquelas que colocamos uma moeda e nos dá uma lata de Coca Cola. Deus é uma pessoa e se você é uma pessoa é pelo simples fato de ser imagem desse Deus. Você, tão cheio de inteligência, raciocínio, conhecimento, emoções é uma pessoas graças a bondade de Deus de te fazer um ser, pois você foi criado por Deus como imagem e semelhança dele mesmo. Nós somos apenas uma partícula desse grande SER que é Deus. E se eu segundo minhas razões digo não ou sim a minha filha que tanto amo, Deus de igual modo também tem o seu não ou o seu sim, segundo as suas razões.

Um dia Deus disse NÃO ao homem que era segundo o coração dele. Quem sabe o rei Davi ficou frustrado diante da petição negada  –  2 Cr. 6:8 e 9. Davi teve a idéia de construir o Templo. Ninguém havia pedido um templo, mas saiu do coração de Davi que tinha um coração voltado para Deus. “Porquanto tiveste no teu coração o edificar uma casa ao meu nome, bem fizeste de ter isto no teu coração.” (2 Crônicas 6:8) Mas o texto bíblico também diz: “Tu não edificarás a casa, mas teu filho, que há de proceder de teus lombos, esse edificará a casa ao meu nome” (2 Crônicas 6:9). Deus tinha suas razões para negar o desejo do coração de Davi. A razão pelo qual Deus disse não a Davi, nesta situação, nós sabemos, mas nem sempre Deus revela suas razões. Se queremos lembrar do atributo de Deus como Todo Poderoso devemos lembrar também que ELE é Soberano.

Chegamos à Bolívia cheio de planos em julho de 2006. Ficamos na fronteira até o nascimento de nossa filha Deborah e em maio de 2007 fomos a Santa Cruz de La Sierra. Todo o tempo que ficamos na fronteira foi de fazer planos, orar, jejuar e fazer muitos planos. Cada situação adversa um milagre. As necessidades se levantavam como gigantes e Deus sempre tinha uma pequena pedra certeira para derrubar os gigantes que vinham ao nosso encontro. Tudo o que queríamos era chegar em Santa Cruz de La Sierra e o mesmo Deus dos milagres estar ali nos esperando para abrir todas as portas e nossas expectativas serem supridas. Mas tudo o que tivemos de Deus foi o silêncio. Os meses passavam e um profundo silencio sobre o nosso ministério. Eu não tinha dúvida da vontade do Senhor em estarmos em Bolívia, eu não tinha dúvida da vontade de Deus em estarmos em Santa Cruz de La Sierra, pois duvidar disso tudo seria duvidar do próprio Deus que nos havia falado tão fortemente. Clamava, pedia, jejuava, orações pela madrugada e o silêncio era nossa companhia. Tomamos uma decisão tão forte deixando nossos pais, nossa igreja, amigos e tudo que tínhamos de valor, ou que pensávamos que tinha valor e agora o que tínhamos era apenas o silencio de Deus. O mesmo Deus que nos disse para ir a Bolívia e nos deu promessas, o Deus que havia feito tanto milagres para prover, proteger e orientar agora nos deixa em silêncio sem sabermos o que fazer, e fazia isso porque é soberano e não nos deve satisfação. Eu sei que nisso Deus também tinha um propósito.

Abraão era um homem de fé e exemplo para aqueles que querem fazer o trabalho missionário. “Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito” (Gênesis 12:4) Posteriormente Deus deu a promessa de um filho, mas este não veio nove meses depois. Sara teve que esperar “muitos outros noves meses”, mas esperou e Deus deu um Isaque no tempo determinado por ELE mesmo. A bíblia nos fala de Ana que pediu, esperou e Deus deu Samuel. Também temos Isabel que esperou em Deus e recebeu João Batista. Devemos aprender a lição de depender de Deus, de pedir a Deus e esperar em Deus para que DE DEUS possamos receber o melhor. Faça você do seu modo e nunca conhecerá o Isaque, ou o Samuel, o João Batista da sua vida. Abraão fez de seu modo e recebeu o Ismael.

Diante da necessidade clamamos a Deus, mas devemos tomar cuidado quando a necessidade é comum aqueles que não conhecem a Deus. Lemos em Numeros 11:4 “E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?”.  Este não era o desejo do povo de Israel, mas do vulgo, da mistura de gente que estava no meio do povo de Deus, mas não conhecia a Deus. O final de tudo isso foi a morte: “Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do SENHOR contra o povo, e feriu o SENHOR o povo com uma praga mui grande”(Números 11:33) Aquele lugar foi chamado de  Quibrote-Ataavá (V.34) que quer dizer, sepulcro da concupiscência. Devemos ter consciência que muitas de nossas petições não são corretas, não vem de um coração puro, pois vem do nosso forte desejo impulsionado pelas correntes mundanas ou mesmo pela simples influencia de nossa natureza pecaminosa. Sobre isso o apóstolo Tiago diz: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tiago 4:3).  A bíblia também diz: “Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis” (Marcos 10:38). Petições loucas impulsionadas por um coração perverso e carnal Deus não ouve e até mesmo abomina.

Em 2008 Bolívia teve muitos problemas políticos e o departamento de Santa Cruz estava de esquerda com o governo. Na verdade estávamos quase em guerra civil, mesmo que o povo local não queria admitir. Um dia participei de um culto na casa de um homem que se dizia pastor e ele levava o povo a ter mais ódio do governo, mais ódio que a própria mídia local expunha o povo. As orientações era para que Deus derrubasse o presidente, acabasse com o governo e coisas desse tipo. Mesmo não concordando com as injustiças políticas eu também não podia aceitar tal posição. Em várias ocasiões tive a oportunidade de pregar e eu sempre falava que o trabalho da igreja é interceder. A bíblia diz das autoridades: “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade (autoridade) que não venha de Deus; e as potestades (autoridade) que há foram ordenadas por Deus” ( Romanos 13:1 ). Não é trabalho da igreja sair às ruas com paus e pedras nas mãos, fazendo paralisações por uma posição política. Preguei sobre este texto e em base a outros até que o dito pastor se encomodou comigo. Para não ter problemas tive que me ausentar daquele lugar, mas uma coisa é certa, aquelas supostas orações “intercessorias por Bolívia” não vinham de um coração puro.

Não desejo te desanimar a pedir a Deus o que você necessita, de nenhuma forma. Apenas exponho situações que será bom evitar. Mas finalizo esta meditação com Romanos 8:26, que diz: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Você quer viver a vontade do Senhor sobre qualquer coisa, até mesmo sobre a sua? Então ande no Espírito e não na carne. Saiba que Deus é o Todo

Poderoso para te responder e o Soberano para agir ao seu favor sem mesmo te dar uma resposta e explicações sobre muitas coisas. Certa vez, estava muito confuso por tudo que estava acontecendo, não compreendendo o que Deus estava fazendo comigo. Sentei-me em minha cama, baixei a cabeça e fiz uma petição bem rápida ao Senhor: “Deus, díga-me por favor, o que eu vim fazer aqui na Bolívia?”. Ainda com a cabeça baixa abri os olhos e vi o nome da empresa entiquetado em meu colchão  –  “EMBAIXADOR”. Olhei aquele nome, entendi a resposta de Deus e voltei a dormir.

Pastor Peniel Nogueira Dourado

Escrito em 1 de Março de 2012  –  santa Cruz de la Sierra

ALGUNS DOS NOSSOS CONTATOS:

Inscreva-se em nosso canal no Youtube – CLIQUE AQUI

Receba nossos e-mails sobre missões – CLIQUE AQUI

Muito obrigado por entrar em contato conosco!

Deixe um comentário