MISSIOGRAFIA

O MISSIONÁRIO E A MISSIOGRAFIA
Você já sabe que nosso objetivo não é transmitir apenas teorias, mas trazer algo prático para o serviço de missões. O que você aprende aqui hoje mesmo você poderá colocar em prática.

Quero muito que você leia, assista os vídeos que vou colocar no final e guarde no coração o que vamos trazer aqui.

Sim, mas o que é a MISSIOGRAFIA? A Missiografia é o estudo geográfico de uma região dentro de uma visão missionária. Este ponto eu deixei sublinhado, pois é muito importante. Mais que estudar a geografia, a demografia e a economia de uma região você, missionário, fará tudo isso dentro de uma visão de missões.

Assim, conhecer a região onde estará desenvolvendo o projeto, a geografia, a demografia, compreensão da economia local e outros, faz parte da preparação daqueles que desejam desempenhar um bom trabalho no campo.

DADOS DEMOGRÁFICOS
Em primeiro lugar, vamos às questões demográficas. Parece as matérias “chatas” do período escolar (eu sempre gostei de história, geografia e etc), mas tudo isso aqui é, sim, para seu crescimento como missionário.

Bem, o missionário em seu período de preparação é importante fazer um levantamento da população local, tanto em número, divisão étnica, linguística, religiosa e econômica.

A compreensão desses dados oferece uma visão ampla àquele que chega ao campo. E mesmo tendo que desenvolver o projeto em uma região específica certamente estará inserido no contexto de influência religiosa, cultural e política de outras regiões.

Na compreensão da divisão demográfica é importante tomar ciência da história local, dos motivos que levaram à presente organização social, assim como a distribuição religiosa.

Desta forma, o missionário atuará na região com uma maior clareza das barreiras existentes ao evangelho em uma determinada região. Terá melhor condições de enfrentar situações de oposições preparando-se com antecipação às barreiras impostas.

SATANÁS TRABALHANDO NO TEMPO
Observando os detalhes que mencionamos acima chegamos à conclusão simples o quanto Satanás tem trabalhado durante o tempo nos confrontos étnicos e políticos com o alvo de gerar barreira à chegada do Evangelho.

Este é o alvo final do inimigo que tem trabalhado, muitas vezes, à centenas e milhares de anos com os povos no simples objetivo de impedir que conheçam o Plano de Salvação.

E você, missionário, munido de tais informações, poderá evitar confrontos, desenvolverá melhores estratégias de trabalho e terá melhor êxito na geração de conexão para a transmissão do Evangelho.

Faço lembrar que a palavra CONEXÃO no evangelismo, seja no campo missionário ou não, é a palavra chave deste precioso serviço.

IDENTIFICAR O AVANÇO DO EVANGELHO
Chegando em determinadas regiões ou em um país muitas vezes observamos que em certas regiões existem maior avanço do evangelho que em outras regiões. Mas, por quê?

Se o alvo do trabalho missionário é o alcance das vidas respostas devem ser dadas aos motivos do evangelho não ter maior êxito em determinadas regiões que em outras.

Infelizmente para muitas missões o objetivo não é o avanço do Reino, mas a simples implantação de um projeto ou o crescimento denominacional na região onde o campo oferece condições.

O alvo aqui é didático e não faço crítica a qualquer trabalho, seja projeto ou aberturas de igrejas, que sob a direção do Espírito de Deus têm orientação específica para o trabalho. Já temos falado a muito que missões se faz pela ordem e não pela necessidade.

Mas, como já temos estudado anteriormente, manter o olhar em povos inalcançados, atender regiões em que a igreja local não está tendo o êxito e fazer presente a Palavra de Deus escrita através da tradução e distribuição é gerar avanço concreto ao serviço de missões. Estes são pontos que não poderão ser ignorados.

Assim, regiões inalcançadas vão continuar sem a presença da igreja pelo simples fato de se haver barreiras que impedem o alcance do objetivo paliativo que esses grupos missionários estão trazendo.

Sendo assim, o serviço é adaptado à circunstância, o campo de missões continua desprovido da presença do evangelho e vidas continuam entrando na eternidade ao menos conhecer o Plano de Salvação.

Reconheço que a palavra é dura, mas a verdade deve ser dita.

PREPARANDO-SE EM ORAÇÃO
Quero finalizar deixando meu conselho: Se você realmente é um missionário, alguém que tem o alvo de levar o evangelho e tem verdadeiras muralhas culturais à sua frente, estude com antecedência o povo, a geografia, a demografia, a economia e principalmente a história da região.

Faça tudo isso em oração, pois certamente o Espirito de Deus quer te usar.

Lembre-se: Tirar tempo para estudar não é perder tempo, assim afiar sua ferramenta de trabalho para melhor desenvolvimento do serviço em campo.

ALGUNS VÍDEOS SOBRE MISSIOGRAFIA
Como eu sempre faço, vou deixar dois vídeos onde eu faço um pouco sobre o assunto. Alguns preferem vlogs outros preferem no formato normal.

Este primeiro vídeo foi gravado em nosso depósito onde guardamos nossas literaturas. Este é nosso depósito / studio em nossa Base de Apoio aqui em Santa Cruz de la Sierra.

Sempre que você assistir um vídeo deixe seu like, um comentário falando do que você achou e nos ajude compartilhando. Isso ajuda muito o ranqueamento no canal.

Eu tenho um segundo vídeos que esta em formato de vlog e eu falo de forma bem informal andando pela cidade de Santa Cruz. Não sei se você gosta deste estilo de vídeo.

Nos dois vídeos praticamente eu falo do mesmo assunto, mas com temas complementares. Assim, se você quiser assistir os dois creio que você obterá mais conteúdo sobre este importante assunto.

Se você quiser que eu grave mais sobre este assunto, por favor, deixe nos comentários.

Volta a pedir sua ajuda em deixar o seu like no vídeo, um comentário dizendo o que achou e não deixe de compartilhar. O nosso canal é um dos poucos a ensinar sobre missões e se você nos ajudar compartilhando outros que amam missões obterão também essas informações.

Obrigado por sua participação

Deixe um comentário

Missões e Evangelismo