Identificando o avanço de missões

Louvo a Deus por sua vida e pelo forte desejo em seu coração de aprender mais sobre missões. Quero dizer que infelizmente este desejo diminui cada dia mais e mais nas igrejas. Mas temos a plena certeza que o Senhor Jesus tem os seus.

O que vamos tratar hoje é de extrema importância ao serviço de missões. Reconhecer como a Obra Missionária realmente avança determina onde e como nós empregaremos nossas forças.

Assim, hoje nossa postagem estará um pouco mais comprida como de costume, mas creio que você está aqui para aprender e não por entretenimento. 

Além do conteúdo escrito neste post eu vou deixar também um vídeo no final onde eu falo sobre o assunto. Creio que usar os dois meios tanto escrito como vídeo vai te ajudar a fixar o assunto que eu considero de extrema importância. Vamos lá?

COMO PODEMOS SABER DO AVANÇO?

Por muitas vezes eu me perguntei como podemos saber se o serviço de missões está avançando ou não. Para mim, o avanço de missões se dava pela presença de uma igreja estabelecida em uma região que não tinha igreja antes. Ou, avançar é levar o Evangelho a um lugar onde o Plano de Salvação não era conhecido.

De forma geral, as duas posições estão corretas e pertencem ao que podemos dizer avanço missionário. Mas, o que realmente é um avanço missionário?

Visitando páginas de missões e lendo artigos de vários homens e mulheres entregados ao serviço de missões cheguei a conclusão que existem, entre vários outros pontos, pelo menos três que são bases para a análise de se verificar o avanço no serviço de missões. Esses três pontos principais eu quero passar pra você agora.

A PALAVRA DE DEUS ESCRITA AOS POVOS

Fiquei impressionado em saber que um dos primeiros pontos de avanço é ter a presença das Escrituras traduzidas e sendo distribuídas a um determinado povo.

Mas, não seria fazer chegar o Evangelhos aos povos? Com certeza que este é o objetivo central. Mas para que o Evangelho possa chegar e firmar estaca em uma sociedade é de extrema importância a presença das Escrituras no idioma local, ou em um idioma compreendido pela maioria. 

Dentro deste primeiro tópico temos o primeiro nível que são pequenas porções de tradução, juntamente com o Evangelho de São João traduzidos nos idiomas locais. Observando este fato, compreendi porque tantas missões trabalham na impressão de pequenas porções das escrituras e também dos Evangelho de São João, como é o caso da World Missionary Press nos Estados Unidos e a Revival Moviment Association da Irlanda do Norte. E por sinal, as duas missões apoiam com materiais nosso projeto, o Programa de Apoio Evangelístico. 

O segundo nível de alcance é a tradução do Novo Testamento e, em terceiro lugar, a Bíblia de forma completa.

Se existe um povo inalcançado à vista a primeira preocupação das grandes missões é conseguir fazer a tradução das Escrituras nos níveis acima citados. Este trabalho não é nada fácil e muitas vezes tem levado toda a vida de um ou mais missionário para conseguir traduzir a bíblia a um idioma específico. 

Assim, este é o nível básico e de extrema importância. Infelizmente são poucos os que estão interessados na tradução das escrituras, assim como em fazer presente a Palavra de Deus aos povos mediante a simples distribuição. 

POVOS INALCANÇADOS

O segundo ponto a se observar é o avanço do Evangelho entre os Povos Inalcançados. A maioria dos povos  inalcançados e que permanecem inalcançados é pelo motivo óbvio das barreiras de oposição. Essas barreiras poderão ser religiões hostis à presença do cristianismo, ou o pós cristianismo e secularismo que avança na Europa, ou mesmo sistemas políticos.

Enviar um missionário, ou um casal de missionários ao epicentro da barreira de oposição com o alvo de alcançar o determinado povo não tem sido o melhor caminho. Assim, as grandes missões têm trabalhado inicialmente em regiões onde existe menos oposição para posteriormente alcançar regiões de maior oposição. 

Vou dar dois exemplos para simples compressão. São povos onde já existe a presença da igreja, mas estão sob forte oposição. O alcance do povo marroquino está sendo realizado em países como Bélgica e França onde muitos marroquinos imigraram. Assim, eles conhecem a Jesus e o plano de salvação e podem até obter uma porção da Palavra de Deus escrita em seu próprio idioma.

Outro dessa estratégia de trabalho é o serviço evangelístico entre os chineses os quais estão recebendo a Cristo Jesus durante suas visitas a Hong Kong. Neste país os chineses podem receber livremente uma bíblia em seu próprio idioma e conversar com um missionário em uma praça sobre Jesus Cristo. 

O método de alcançar povos inalcançados partindo de regiões com menos barreira tem sido muito eficiente tanto na evangelização como na implantação de igreja.

Assim, avançar do ponto menos perseguido ao ponto de maior perseguição gerando a presença do evangelho e implantação de igreja é considerado um grande avanço no serviço de missões.

APOIO À IGREJA LOCAL

O terceiro ponto de avaliar o avanço do serviço missionário é a identificação das incapacidades da igreja local de avançar em sua própria região e suprir essa necessidade. 

Neste ponto o campo de missões se torna muito abrangente, pois quase em todas as regiões, mesmo regiões com a presença de igrejas fortes, existem “pontos cegos” a serem atendidos.

Eu vou usar como exemplo o nosso Brasil onde temos uma grande igreja grande e forte, mas mesmo assim se mostra incapaz de alcançar muitas tribos indígenas no amazônias, cidades do sertão nordestino, Vale do Jequitinhonha e outras regiões. 

Aqui na Bolívia, onde estamos trabalhando, a cidade de Santa Cruz de la Sierra é considerada uma cidade bem atendida pelas igrejas, mas abriga o povo ayoreo. Pela diferença de lingua, cultura e outros pontos de barreira, a igreja local não consegue fazer um trabalho realmente efetivo com o povo ayoreo. Geralmente missões americanas, argentinas e chilenas tem ajudado essa etnia.

Outra necessidade que posso falar da Bolívia, campo missionário em que trabalhamos, são as pessoas com menos possibilidade de ouvir falar do Evangelho e plano de salvação. Muitas vivem no campo, em pequenas cidades na região baixa de Bolívia e principalmente na região alta de Bolívia. 

E nós, como missionários, o que estamos fazendo para suprir tal necessidade? Sob a orientação do Espírito de Deus temos trabalhado para fazer presente a Palavra de Deus escrita nos idiomas locais, seja espanhol, quechua, aymara e outros, apoiando evangelistas locais com os materiais para que eles mesmo façam o trabalho em suas regiões e que o Evangelho possa chegar às regiões de necessidade.

NOSSO VÍDEO DE HOJE
Hoje eu vou deixar dois vídeos falando sobre este assunto. O primeiro eu fala de forma bem resumida em menos de 4 minutos sobre o assunto e o segundo eu falo um pouco mais, mas em forma de vlog.

Se você gostou do vídeo eu vou pedir um favor. Se você ainda não fez, acesse o vídeo, aperte o “gostei” e deixe um comentário referente ao assunto; simplesmente diga o que você achou do vídeo. Esta simples atitude ajuda a ranquear nossos vídeos.

Vamos ao nosso segundo vídeo? Bem, este segundo vídeo está em formato de vlog. Ou seja, eu andando por Santa Cruz de la Sierra vou gravando e falando sobre o assunto de hoje. Espero sua opinião sobre este formato de vídeo. Deixe um comentário dizendo o que você achou do assunto.

Espero você em nosso próxima aula. Fique atento aos novos e-mails que estaremos enviando

Deus te abençoe poderosamente

Pastor Peniel Nogueira Dourado

Missões e Evangelismo