É necessário entrar em cursos missionário para fazer missões?

Uma irmã do estado de Minas Gerais me escreveu fazendo esta pergunta: “Pastor Peniel, é necessários fazer cursos para ir ao campo missionário?” Eu recebi esta e outras perguntas, como: “Como posso usar meus talentos na Obra de Deus (missões)?” e “por que as igrejas não prazam por missões?”. Eu achei interessante e senti de responder estas perguntas no Vlog deste sábado, 08 de julho de 2017

É NECESSÁRIO CURSOS PARA FAZER MISSÕES?

O seu conhecimento é sua ferramenta de trabalho. Acredito não ser necessário aos 100% alguém fazer um curso, e falo principalmente dos cursos de missões, para se fazer missões. Sinceramente falando, eu tenho minhas sérias críticas a muitos cursos que estão concentrados em ter apenas o curso, inunda o aluno de matérias teóricas e nada mais. Não há a visão prática, pois fazer missões é prática!

A maior parte dos alunos de missões vem ao campo com muita teoria sobre o transcutural, Religião Comparada, estudo das civilizações, mas ao sair do aeroporto se choca com a vendedora de mercearia, pois a cultura de comércio brasileira é uma e dos outros países é outra. Então, eu me pergunto: Para onde foi toda teoria do Trans cultural e o que aconteceu com o prático do transcutural?

Eu sei que a reação mediante as diferenças culturais vale de pessoa para pessoa, inclui o chamado ao serviço missionário, amor pelo trabalho e muito mais. Mas creio que mais que ter uma informação a visão prática nos cursos de missões deve ser enfatizado.

COMO USAR MEUS TALENTOS NA OBRA DE DEUS?

Outra pergunta que me chamou a atenção foi de um jovem que me falou de seus talentos e pensava muito em como aproveitar tudo aquilo na Obra de Deus. Podemos observar que durante o tempo nós vamos aprendendo muitas coisas e muitas delas chegamos a amar. Não acho nada disso errado, mas creio que tudo deve estar sob o guiar do Espírito de Deus.

O nosso maior foco deve está no propósito de Deus, em viver esse propósito. Podemos observar que sob o guiar do Espírito de Deus temos sido encaminhado a aprender muitas coisas que no momento certo o próprio Espírito Santo nos direciona a utilizar e até trabalha em nós aprimorando. Assim, se você sabe desenhar quem sabe em algum momento de sua caminhada o SENHOR usará esta arte para glorificar o Nome dEle, assim como ser um meio de comunicar o Evangelho. Se você gosta de ler e escrever pode ser que o Espírito de Deus use essa grande ferramenta para abençoar a muitos através do que você escreve.

Agora, deixo meu alerta quando a supervalorizar o que você tem aprendido, o que você sabe fazer e principalmente aquelas que você ama fazer. Creio que o Grande Professor, o Espírito de Deus, pode até mesmo te colocar em lugares e posições que nada do que você tem ou sabe fazer será útil. E ELE mesmo, movido por sua soberania e graça com o fim de glorificar o Seu próprio Nome depositará em suas mãos novas ferramentas com as quais você terá melhores resultados no cumprimento do propósito. Assim, antes do saber e ter é melhor manter a comunhão com o Espírito de Deus.

Em editei um vídeo falando sobre este assunto. Se você estiver interessado a assistir é só clicar no link ao lado  –  clique aqui

POR QUE AS IGREJAS NÃO PREZAM POR MISSÕES?

Esta foi outra pergunta que nos foi direcionada e é bom fazer uma correção quanto a generalidade. Não é que as igrejas não prezam, mas muitas deles não prezam. Pois conheço muitas igrejas com o coração cheio do amor por missões, realizando culto de missões, conferencia de missões, enviando missionário, adotando missionários e projetos missionários e etc. Assim, ainda existem muitas igrejas envolvidas no serviço de missões.

O mal que permeia não apenas igrejas, ou lideranças das igrejas, também ataca missões, projetos missionários, evangelistas e missionários. Aqui falamos do Centralismo Religioso. Sim, existe a forte mentalidade do que o Reino de Deus centra em si e que eles, seja igrejas, fundações, missões, evangelistas, pastores, missionários, nunca estarão no contesto de outros. Assim, tudo deve convergir para o centro e nunca deles para outros.

Pensando assim a igreja não investe em missões, pois qualquer centavo que venha sair do caixa poderia ser “melhor empregado” em qualquer atividade local. Uma igreja nunca enviará um obreiro ao campo, pois além dos gastos este bom obreiro poderá ser melhor empregado em atividades locais, pois certamente a igreja local ganhará muito mais assim. E assim por diante.

Com esta perspectiva da vida e do Reino esses líderes nunca estão na posição de servir. As mãos estão sempre estendidas para receber e nunca para dar. Sempre estão prontos a investir e construir seus próprios projetos – impérios e nunca ajudam a outros. E se isso vem acontecer sempre haverá um motivo de ganho por trás.

Bem, não há muito o que falar. Não há porque sitar nome, falar de uma igreja e outra. A final, o mal pode brotar em qualquer um e todos nós devemos nos cuidar cortando pela raiz.

Também foi editado um vídeo e postado em nossa playlist Por que fazer Missões. Para assistir o vídeo clique no link ao lado  –  clique aqui

VLOG MISSÕES DANDO RESPOSTA

Abaixo vou deixar nosso Vlog deste dia, 8 de julho de 2017, onde caminhamos um pouco por Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, e damos resposta em vídeos ao nossos irmãos. E quero convidar você a se inscrever em nosso canal.

 

.

Mais uma vez estamos gratos por sua presença. Abaixo deixo alguns de nossos contatos.

 

Anúncios
Categorias: Falando de Missões | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: